O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), alerta para o golpe da falsa autoescola e site clonado para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Denúncia encaminhada por meio da ouvidoria, indica atuação de estelionatários, com a promessa de realizar todo processo para emissão da primeira habilitação.
Conforme relato, a pessoa chegou a fazer aulas e prova na autoescola da Capital, denominada Ativa. Porém, no momento de retirar a CNH a empresa tinha sumido. O QR Code da guia de “aprovação” anexada a denúncia, direciona para um falso site que possui a mesma interface do Portal de Serviços do Detran-MS, mas com domínio diferente do site oficial.
A foto do condutor, um campo afirmando que os dados são os mesmos da base do Detran-MS, chave de registro de consulta, QR Code para gerar e imprimir a CNH, e um aviso em vermelho que pede atenção, dizendo “você possui 1 pagamento pendente! Regularize seus débitos para emissão do registro,” são campos inexistentes no site oficial.
Robson AlencarO diretor de Tecnologia da Informação, Robson Alencar, orienta que mais pessoas não caim em golpes. Segundo ele, é fundamental que a população busque sempre pelos canais oficiais. “O primeiro passo é buscar Centros de Formação de Condutores credenciados. No Detran, em números, é possível filtrar por município e verificar o índice de aprovação. O segundo passo é sempre olhar o domínio que hospeda o site, para ver se é um domínio oficial. O oficial é o Gov.br, nenhum site de governo conta o ‘.com’ ”, orientou.
O endereço utilizado no golpe em questão é o “detranautenticidade.com”. Já o site oficial do Detran-MS é o “www.detran.ms.gov.br”. A lista de autoescolas credenciadas, e a situação de cada uma fica disponível no menu “Habilitação” no Portal de Serviços, no campo “CFC – Centro de Formação de Condutores”, podendo ser filtrada por município. Fique atento!
