Lula garante que o Governo Federal vai atuar para acabar com garimpo ilegal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em visita à Terra Indígena Yanomami, que o governo vai atuar para interromper o garimpo ilegal. A visita foi motivada pelo estado de emergência de saúde pública decretado na região em razão da desnutrição infantil e da disseminação de malária.

“Nós vamos levar muito a sério essa história de acabar com qualquer garimpo ilegal. E, mesmo que seja um trabalho que tem autorização da agência para fazer pesquisa, terá de fazer pesquisa sem destruir a água, sem destruir a floresta e sem colocar em risco a vida das pessoas que dependem da água para sobreviver”, disse.

De acordo com o relatório “Yanomami sob ataque: garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e propostas para combatê-lo”, entre 2016 e 2021 o garimpo ilegal aumentou 3.350% na região. Lula afirmou que uma das prioridades do governo será coibir esse tipo de prática.

O garimpo ilegal polui a água que é consumida pela população, porque lança mercúrio e outros produtos tóxicos nos rios, causando doenças entre os moradores. Além disso, prejudica a produção de alimentos, com a destruição das florestas, o que gera aumento da caça ilegal e ocasiona o avanço da fome nas comunidades tradicionais.

O presidente estava acompanhado das ministras da Saúde, Nísia Trindade, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

 

ag.brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *