Quase um milhão de pessoas estão na fila dos que aguardam perícia do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) para começar a receber benefícios. O número exato, segundo informações do órgão, é 996.867 mil. Esse dado não considera aqueles cidadãos que ainda estão tentando agendamento.
O número de pessoas na espera por perícia somente no mês de março era o maior para o terceiro mês do ano desde 2020.
De acordo com registros do Ministério da Previdência Social, na comparação com o mesm período do ano passado, por exemplo, são quase 168 mil pessoas a mais na espera.
A maior parte dos quase 1 milhão de perícias agendadas é para receber benefícios por incapacidade. Ao todo, são 576.347 processos pendentes com essa finalidade.
São 215.401 agendamentos para perícias relacionadas a Benefícios de Prestação Continuada e os demais referentes a revisão de benefícios e prorrogações, entre outras situações.
Proporcionalmente, os estados com as maiores filas são Piauí, Alagoas e Rondônia. Nessas três unidades da federação, são mais de 1000 pessoas na fila da perícia médica do INSS a cada 100 mil habitantes.
Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Tocantins, Distrito Federal, Maranhão e Bahia são estados que também têm índice acima da média nacional que hoje é de 566 pessoas esperando por perícia a cada 100 mil habitantes.
Com informações da Rádio 2