São Gabriel registrou no início de 2023 uma queda brusca no número de casos prováveis de dengue. Dos mil e oitocentos casos registrados em dezembro, o município contabilizou apenas 27 nesta segunda semana do ano, cerca de 70 vezes menos do que o último levantamento realizado pela Gerência Técnica de Doenças Endêmicas da Secretaria de Saúde de MS.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ilaine Marocco, apesar da melhora no cenário é necessário que a população continue realizando a limpeza em suas residências, eliminando água parada e possíveis criadouros do mosquito. “Graças às ações de prevenção à doença no município, muitos moradores abraçaram a causa e estão mantendo a varredura em dia em busca de novos focos do Aedes”, comentou.
“Com o aumento das chuvas lançamos novamente estes chamado para que a população continue atenta e mantenha os seguintes cuidados em seu domicílio: mantenha sua caixa d’água bem fechada, mantenha garrafas tampadas ou com a boca virada para baixo, proteja ralos, coloque areia nos pratos dos vasos de flores e plantas, recolha latas, tampinhas e todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir para a proliferação do mosquito”, reforçou Ilaine.
SGO contra o Mosquito
Em São Gabriel do Oeste, o Município lançou mais uma etapa do projeto “SGO contra o Mosquito” com o tema “Onde tem consciência, não tem mosquito”. A ação deve manter as atividades e oficinas de conscientização nas escolas, blitz educativas e visitas periódicas às casas do município, além, é claro, de reforçar o trabalho já executado pelos agentes de controle de endemias.
“Ainda temos encontrado vários pontos de descarte incorreto de lixo na cidade. Potes e diversos materiais que podem servir de novos criadouros do Aedes” – comentou Ilaine Marocco.
pmsgo/ss