Administração Municipal alerta população sobre depredação de parquinhos infantis em espaços públicos

São Gabriel do Oeste há tempos reconhece a importância e o impacto positivo dos espaços públicos na qualidade de vida das pessoas, com aplicação de investimentos na reforma e instalação de novos parques infantis. Os espaços públicos têm papel determinante na sociedade urbana, pois são o locais de encontros, relações, convívio e trocas entre os mais diversos grupos que compõe a comunidade.

Entretanto, um dado tem chamado atenção dos gestores, a velocidade com que esses espaços têm demandado reparos e substituição de aparelhos devido aos constantes atos de vandalismo ou utilização indevida. São diversos relatos de danos ao patrimônio público ocasionados por adolescentes e jovens, principalmente quando se trata de playgrounds infantis.

Recém reaberto ao público, o Parque Ecológico Águas do Guarani foi totalmente revitalizado e os equipamentos existentes foram totalmente reformados, ainda forma instalados novos brinquedos e uma pista de bicicleta. Dentre os equipamentos instalados estão brinquedos adaptados para crianças com deficiência que fazem uso de cadeira de rodas, devidamente identificados e com orientações de uso expressas em placas a avisos instalados no local.

Apesar de todos os esforços avisos, esses brinquedos adaptados frequentemente são usados de forma indevida por crianças, adolescentes e adultos. Esse é apenas um dos exemplos.

A meta da administração é conscientizar a população de que vandalismo é crime e que é necessário denunciar este tipo de ação. Além de causar prejuízos financeiros à administração pública, gerando gastos desnecessários, a depredação de prédios e equipamentos públicos é um ato criminoso e provoca grandes danos sociais.

“Os bens danificados por algumas pessoas acabam prejudicando toda a coletividade, já que a população fica sem usufruir dos serviços e estruturas dos espaços que tem altos investimentos para proporcionar bem-estar de toda população. Todo dinheiro investido para manter os espaços públicos, vem dos impostos pagos pela população.” Ressalta Eris Barbosa – Secretário de Infraestrutura e Trânsito.

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *