Saúde: São Gabriel do Oeste registra queda no número de casos de dengue na cidade

São Gabriel registrou no início de 2023 uma queda brusca no número de casos prováveis de dengue. Dos mil e oitocentos casos registrados em dezembro, o município contabilizou apenas 27 nesta segunda semana do ano, cerca de 70 vezes menos do que o último levantamento realizado pela Gerência Técnica de Doenças Endêmicas da Secretaria de Saúde de MS.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ilaine Marocco, apesar da melhora no cenário é necessário que a população continue realizando a limpeza em suas residências, eliminando água parada e possíveis criadouros do mosquito. “Graças às ações de prevenção à doença no município, muitos moradores abraçaram a causa e estão mantendo a varredura em dia em busca de novos focos do Aedes”, comentou.

“Com o aumento das chuvas lançamos novamente estes chamado para que a população continue atenta e mantenha os seguintes cuidados em seu domicílio: mantenha sua caixa d’água bem fechada, mantenha garrafas tampadas ou com a boca virada para baixo, proteja ralos, coloque areia nos pratos dos vasos de flores e plantas, recolha latas, tampinhas e todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir para a proliferação do mosquito”, reforçou Ilaine.

SGO contra o Mosquito

Em São Gabriel do Oeste, o Município lançou mais uma etapa do projeto “SGO contra o Mosquito” com o tema “Onde tem consciência, não tem mosquito”. A ação deve manter as atividades e oficinas de conscientização nas escolas, blitz educativas e visitas periódicas às casas do município, além, é claro, de reforçar o trabalho já executado pelos agentes de controle de endemias.

“Ainda temos encontrado vários pontos de descarte incorreto de lixo na cidade. Potes e diversos materiais que podem servir de novos criadouros do Aedes” – comentou Ilaine Marocco.

pmsgo/ss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *