Mês da Mulher: Saúde realizará Campanha de Preventivo do Câncer de Colo de Útero no próximo dia 25

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste promove no próximo dia 25 de março, sábado, a primeira edição do ano da Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero. A iniciativa faz parte das comemorações do mês da mulher e estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 16h.

A campanha inclui exames preventivos do câncer do colo do útero, testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de exames clínicos das mamas e orientações sobre a importância do exame papanicolau. Para participar, as mulheres precisam levar seus documentos pessoais.

Para realizar o exame preventivo, a mulher não pode estar menstruada e não deve ter tido relações sexuais, ter usado cremes ou pomadas ou feito duchas vaginais nas 48 horas anteriores à coleta. Mulheres que fizeram o exame há menos de 1 ano e tiveram resultados satisfatórios não precisam repeti-lo.

A coordenadora dos Programas Municipais de Saúde, Juciléia Carvalho Mota Magalhães, ressalta a importância da prevenção e do cuidado da saúde da mulher. “É fundamental que as mulheres busquem a realização de exames como o Preventivo não só no mês de março, mas durante todo ano. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor é o tratamento e a cura para muitas doenças”, afirma.

”O câncer do colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres. Os principais sintomas são o sangramento vaginal, corrimento e dor. Caso a mulher perceba qualquer alteração como caroços, corrimentos com coloração e odor diferentes do normal, deve procurar a unidade de saúde o mais rápido possível”, finalizou Juciléia.

Os exames preventivos estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde e podem ser agendados durante todo o ano em qualquer unidade de saúde da cidade. O diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz, aumentando as chances de cura.

Preventivo e Câncer de Colo de Útero

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos; é através deste exame que as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero podem ser descobertas. Os principais sintomas deste câncer são o sangramento vaginal, corrimento e dor. Sua prevenção primária está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV). A transmissão do HPV acontece, principalmente, por via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na atualidade.

pmsgo/ss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *