Secretaria Municipal de Assistência Social prepara ações para campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

Durante todo o mês de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará promovendo uma série de ações como parte da campanha “Junho Prata”, cujo objetivo é enfrentar e combater a violência contra a pessoa idosa. Essa iniciativa busca conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelos idosos e incentivar a proteção de seus direitos.

A campanha visa abordar os diversos tipos de violência que podem ser cometidos contra os idosos, como agressão física, negligência, violência psicológica e exploração financeira. Além disso, será destacada a importância das leis existentes para a proteção dessas pessoas e serão divulgados os canais de denúncia disponíveis.

A secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, ressalta a relevância do “Junho Prata” para sensibilizar a sociedade e mobilizar ações efetivas em prol da segurança e do bem-estar dos idosos. Através de blitz educativas, visitas institucionais e outras atividades programadas, espera-se alcançar um impacto positivo na conscientização sobre essa problemática.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente 33 milhões de pessoas idosas, e esse número continua em crescimento constante, com um aumento anual de 4%. No Estado de Mato Grosso do Sul, a população idosa é composta por 412 mil indivíduos, representando 15% da população total. Essas estatísticas evidenciam a importância de promover ações eficazes para garantir o respeito e a dignidade dos idosos.

A Lei n° 5.215/2018, em vigor no Estado de Mato Grosso do Sul, institui o mês de junho como “Junho Prata”, com o intuito de promover campanhas de conscientização e evitar que esse tema tão relevante caia no esquecimento. A nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de chamar a atenção para as violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciar e combater essas situações.

A campanha “Junho Prata”, desenvolvida pelo Governo de Mato Grosso do Sul com o apoio do Ministério Público do Estado (MPMS) e prefeituras, é uma iniciativa fundamental para ampliar a visibilidade desse problema e conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e respeitar os direitos da pessoa idosa.

pmsgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *