Lider chinês alerta para cenário de ” pior caso” e “mares tempestuosos” na segurança nacional

O líder chinês Xi Jinping pediu a seus principais funcionários de segurança nacional que pensem nos cenários de “pior caso” e se preparem para “mares tempestuosos”, enquanto o Partido Comunista intensifica os esforços para combater quaisquer ameaças internas e externas percebidas.

“A complexidade e dificuldade das questões de segurança nacional que agora enfrentamos aumentaram significativamente”, disse Xi em uma reunião da Comissão de Segurança Nacional do partido, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

“Devemos aderir ao pensamento de linha de fundo e ao pensamento do pior cenário, e nos preparar para passar pelos principais testes de ventos fortes e ondas fortes e até mares perigosos e tempestuosos”, acrescentou.

As últimas instruções severas de Xi, o líder mais poderoso da China em décadas, ocorrem quando Pequim enfrenta uma série de desafios, desde uma economia em dificuldades até o que vê como um ambiente internacional cada vez mais hostil.

Diante do que chamou de situação “complexa e grave”, Xi disse que a China deve acelerar a modernização de seu sistema e capacidades de segurança nacional, com foco em torná-los mais eficazes no “combate real e no uso prático”.

Ele também pediu que a China avance com a construção de um sistema de monitoramento e alerta precoce de riscos à segurança nacional, aprimore a educação em segurança nacional e melhore o gerenciamento de dados e a segurança da inteligência artificial.

Desde que chegou ao poder há uma década, Xi fez da segurança nacional um paradigma-chave que permeia todos os aspectos da governança da China, dizem os especialistas.

Ele expandiu o conceito de segurança nacional para cobrir tudo, desde política, economia, defesa, cultura e ecologia até o ciberespaço. Estende-se do fundo do mar e das regiões polares ao espaço, bem como big data e inteligência artificial.

Sob a noção de Xi de “segurança nacional abrangente”, a China introduziu uma série de leis para se proteger contra ameaças percebidas, incluindo leis sobre contraterrorismo, contraespionagem, segurança cibernética, organizações não governamentais estrangeiras, inteligência nacional e segurança de dados.

Mais recentemente, ampliou o escopo de sua já abrangente lei de contraespionagem de cobrir segredos de estado e inteligência para quaisquer “documentos, dados, materiais ou itens relacionados à segurança e interesses nacionais”.

Navio de guerra chinês participa de exercício militar próximo às ilhas Matsu, controladas por Taiwan. Manobras chinesas são causa de controvérsia no G7 / REUTERS/Thomas Peter

“Tudo na RPC de Xi é segurança nacional e há um foco cada vez maior em coordenar melhor a segurança e o desenvolvimento, com o lado da segurança vencendo o lado econômico ao que parece”, escreveu Bill Bishop, observador de longa data da China, no boletim Sinocism , referindo-se à China com seu nome oficial, República Popular da China.

Em Hong Kong, uma ampla lei de segurança nacional foi imposta por Pequim para acabar com a dissidência depois que grandes protestos democráticos agitaram a cidade.

A percepção de que a segurança substituiu o crescimento econômico como a principal prioridade de Pequim é agravada por vários ataques recentes a empresas estrangeiras, incluindo a consultoria americana Bain & Company e a empresa de due diligence Mintz Group.

As incursões assustaram os negócios internacionais, em um momento em que o governo chinês está tentando atrair investimentos estrangeiros para ajudar a reviver uma economia em desaceleração prejudicada por três anos de restrições zero-Covid.

Em março, as autoridades chinesas detiveram um funcionário japonês da Astellas Pharma em Pequim sob suspeita de espionagem – o 17º cidadão japonês a ser detido na China desde que a lei de contraespionagem foi introduzida em 2014.

Na reunião de terça-feira, Xi disse que a China deve moldar proativamente um “ambiente externo seguro” para melhor manter a segurança da “abertura” do país e “promover a profunda integração do desenvolvimento e da segurança”.

 

 

 

fonte: cnn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *