Depoimentos de militares de alta patente reforçam acusações contra Bolsonaro

Os depoimentos prestados por militares de alta patente em relação ao suposto plano golpista do governo de Jair Bolsonaro, divulgados na última sexta-feira (15), acrescentam novos elementos às investigações conduzidas no âmbito da Operação Tempus Veritatis. As declarações, que corroboram a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, foram fornecidas por ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, lançando luz sobre a participação do ex-presidente na alegada trama.

Os relatos dos ex-comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, colocam Bolsonaro no epicentro do suposto plano de golpe. Ambos descrevem os esforços do ex-presidente para influenciar as Forças Armadas na adoção de medidas que questionavam a integridade das urnas eletrônicas e buscavam manter Bolsonaro no poder.

Segundo os depoimentos, Bolsonaro convocou diversas reuniões com os militares, durante as quais teria apresentado propostas para anular o resultado das eleições de 2022 e discutido estratégias para permanecer na Presidência. Os ex-chefes militares detalharam ainda a participação de membros do governo de Bolsonaro, como os ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Anderson Torres, na articulação do suposto golpe.

As informações prestadas pelos militares reforçam os relatos contidos na delação de Mauro Cid, que já havia mencionado encontros entre Bolsonaro e os chefes das Forças Armadas para discutir a possibilidade de intervenção militar. Os depoimentos também destacam a postura divergente dos ex-comandantes em relação às propostas de Bolsonaro, com alguns rejeitando veementemente a ideia de golpe e outros colocando as tropas à disposição do ex-presidente.

Diante dessas revelações, a defesa de Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre as acusações. Enquanto isso, a Polícia Federal segue com as investigações, buscando cruzar as informações fornecidas pelos militares e por Mauro Cid com as provas já coletadas. (Com inf da Folha Press)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *